Din4mic - Portfolio Web
redeTab TopWeb Droides OverWeb OsIncognitos TrocaPub Din4mic dev.redeTab | Sobre  
Din4mic



Evento Linux 2011


Hoje decorreu o Evento Linux 2011 na Lispólis, com o objectivo de divulgar sistemas open-source, e não só. Decidi assistir a esta edição, pois, grande parte dela, focava-se em html5, android, e a redução de fragmentação de formatos de dados, deixo aqui então, algumas fotos, e impressões dos discursos que achei mais interessantes.

A edição começou com uma breve introdução, ao evento, pela mão de Eduardo Taborda da Sybase, o “anfitrião” do evento, seguida de um vídeo sobre a edição de 2010. Seguiu-se Raúl Oliveira do iPortalMais, que referiu alguns “problemas” dos sistemas Linux, assim como alguns casos de sucesso no ramo do software livre.

Mas como webdeveloper foi Chris Heilmann da Mozilla Foundation, quem mais me captou a atenção, falando de html5, e das vantagens de criar aplicações neste formato, em vez de formatos nativos, limitando os custos, e oferecendo uma experiencia mis uniforme ao utilizador.

Paulo Trezentos da Caixa Mágica, realçou alguns aspectos importantes dos últimos 20 anos de Linux, no mercado nacional. Além disso, apresentou um projecto novo ligado ao “aptoide” o “Bazaar”.

Continuando com o tema android, Hugo Braz da Samsung, começou por falar de tablets, e da previsão de que em 2014 serão mais de 210 Milhões, os utilizadores destes dispositivos. Mostrou tambem que a Samsung não vê o android ou o bada como sistemas operativos indispensáveis, afirmando, que a Samsung tenta corresponder aos interesses dos seus consumidores, e esta disposta a utilizar outros sistemas, se houver procura.

Gianugo Rabellino da Microsoft, veio apresentar a atenção redobrada que a empresa está a prestar ao open-source, mostrando-se mais flexível, e menos fechada.

Após o discurso de Gianugo Rabellino, os oradores, formaram um Painel de Debate, no qual falaram, de modelos de rentabilização de software, unificação de formatos, e ate chegaram a mencionar a compra da Motorola mobility pela Google, sendo que Hugo Braz, afirmou que pelo menos a curto prazo, não vê, nenhum inconveniente para a Samsung e os seus dispositivos android, com esta aquisição.

Durante a parte da tarde, o evento focou-se em, gestão centralizada de servidores Linux, supercomputadores, alguns projectos de sucesso, entre outros temas.

Se estiverem interessados em saber mais sobre esta e outras edições consultem http://www.eventolinux.org
Para terminar, e como prometido, deixo-vos aqui algumas fotos do evento.



30/09/2011 02:21:56

71460Designs



Comentários


Din4mic - Tiago Gonçalves portfolio 2012/13